sexta-feira, 11 de março de 2011

Como utilizar o Blogger de uma forma pedagógica


O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia de professores e estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. “É uma ferramenta incrível que auxilia os professores em suas atividades em sala, além de permitir uma maior exposição de seus conhecimentos para o público”, realmente é uma grande aliada dos professores no processo de ensino/aprendizagem.

Antes de utilizar o blogger em uma aula é necessário orientar os alunos dos seguintes acontecimentos: - Esteja sempre atento ao que está escrevendo;  Liberdade com responsabilidade de expressão, o que é calúnia, injúria e difamação,injuriar ou  difamar alguém é crime e não importa se o fez pela internet.  Ao publicarem uma obra, como poesia, letra de música, devem sempre indicar o autor e quando possível, pedir sua autorização.


Como utilizar o blogger entre os alunos: Publicar material didático, Estimular a auto avaliação, Socializar as produções de alunos/as, Trabalhar de forma colaborativa entre alunos/docentes, Organizar produções de cada aluno/a em pastas, álbuns, etc , Realizar o acompanhamento de um processo de crescimento e aprendizagem tanto do grupo como de cada elemento do mesmo , Interagir com outros grupos , Realizar provas/exercícios , Estimular a participação utilizando diferentes linguagens , Aproximar-nos das publicações multimídia , Funcionar como espaço de experimentação na investigação-ação das nossas práticas Favorecer os distintos papéis de um grupo e estimular a expressão de todos/as os/as elementos que o integram. Organizar campanhas de difusão Guiar, coordenar e moderar de forma virtual os trabalhos apresentados na turma.  Propor atividades lúdicas Incentivar a construção de redes  Propiciar a aprendizagem colaborativa por meio de estratégias de criação em equipes

Um comentário:

  1. Olá Jéssica, parabéns pela postagem que resume ideias importantes sobre a utilização de blogs em sala de aula. Preocupaçãoes: Primeiro, não use o termo blogger, a ferramenta ou plataforma se chama blog, o termo blogger refere-se a um provedor de blogs. Segundo, não ficou caracterizada sua postagem como uma aula, como havíamos pedido!

    ResponderExcluir